segunda-feira, 7 de setembro de 2009

BRASIL : Há uma Esperança!

Com a chegada dos portugueses no Brasil, chegaram também as desigualdades sociais, a escravidão. Por se acharem mais favorecidos pela cor da pele, os portugueses se sentiam no direito de escravizar.
Mau-tratados, expostos à atitudes desumanas, torturados, oprimidos, os negros eram trazidos de países africanos em grandes navios chamados de Negreiros, amontoados como animais, “verdadeiras gaiolas”, sem qualquer tipo de direito.
Antes da Abolição, muitos negros trabalhavam uma vida inteira na esperança de um dia se tornarem “donos de suas próprias cartas de alforria”, de sua liberdade. Pois os seus “senhores”, os tinham como mercadorias, verdadeiros investimentos e não admitiam ter algum tipo de prejuízo mediante sua liberdade.
Após a Abolição, os negros foram expulsos das fazendas, sem qualquer condição de sobrevivência. Muitos foram se refugiar em quilombos, outros preferiram ficar em suas fazendas de origem e tantos outros se tornaram moradores de rua. E como consequência disso, vemos pessoas jogadas nas calçadas mendigando, um crescimento desenfreado de favelas e da marginalidade.
Hoje não é diferente, continuamos escravos do sistema. Nada é feito pelo governo para reverter esse quadro de desigualdade social. O rico cada dia mais rico e o pobre cada vez mais miserável. Para o governo é bom que a miséria social, permaneça no país. Pois, serve como base de proposta de campanhas políticas, e muitos lucram com o sofrimento do pobre, miserável.
E por causa desse descaso do governo com a classe menos favorecida, surgi uma outra problemática, o surgimento de ONG`S picaretas. Que se aproveitam da necessidade dos pobres para desviar recursos. Recentemente foi publicado numa revista de circulação nacional, chamada Caros Amigos, uma matéria que falava sobre a campanha do Criança Esperança da Rede Globo, dizendo assim: “ ... Criança Esperança ganha uma fortuna na dedução do imposto de renda com o montante entregue ao Unicef. O dinheiro arrecadado é tirado de cada cidadão, mas o abatimento é da Globo. Não é um caso típico de estelionato?” SOUZA, Hailton Octavio. Caros Amigos. Ano X nº 120. 03/07. p13. Esse caso é um dos muitos , que acontecem por aí.
Ao invés do governo, criar medidas de melhoria de empregos, dando melhor capacitação em mão-de-obra, através de cursos profissionalizantes, construindo escolas, universidades, crescendo o número de vagas, assim criando oportunidade para os jovens construirem um futuro melhor. O governo têm estabelecido metas de construção de penitenciárias, para acomodar cada dia um maior número de presos, que custam muito caro aos cofres públicos. O custo unitário de um preso para o governo é de R$1.700,00, enquanto que um trabalhador assalariado é de R$380,00. Pois, para o governo é mais fácil, castigar, disciplinar do que educar. Acredito que a melhor forma de mudar essa situação em nosso país é através da educação.
“A educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande mudança se faz sem educação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário