segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Jornalismo no blog ou Blog no jornalismo

Por Acácia Filgueiras
Blog é um meio adequado para o jornalismo? Está é a pergunta que não quer calar. A maioria dos profissionais de jornalismo responde não a esta pergunta, enquanto outros criaram blogs e muitos os incorporaram às suas edições online.
Aqueles jornalistas que têm usado muito esta ferramenta, o fazem por se sentirem à vontade em expressar suas opiniões, idéias e questionamentos. Longe de seus editores, eles escrevem o que pensam, e tem liberdade de opinar sobre tudo, gerando e levantando muitas vezes, questões polêmicas. Por se exporem de forma tão explícita, tornam-se alvo de críticas e às vezes são punidos com a retirada de suas páginas da rede.

Alguns utilizam do blog como um espaço para se levantar boatos, que logo são passados adiante como notícias verdadeiras, chegando até às páginas dos jornais. O que em conjunto com outras discussões, têm sido alvo de diversos estudos, onde são problematizadas várias questões, inclusive sobre a importância nas formações de comunidades, a interatividade e acessibilidade dos internautas.

O Blog, portanto, não deve ser visto apenas como um diário para adolescentes, como pensam alguns, mas uma ferramenta que têm conquistado o seu espaço no meio jornalístico.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante sua opinião acerca dos blogs.
    E pra reforçar esta idéia: o serviço de "microblogs" - após protestos em Teerã - foi a única ferramenta de interação dos iranianos com o resto do mundo, devido à censura imposta pelo governo do ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad sobre às acusações de fraude em sua reeleição em 2009. Parabéns!

    ResponderExcluir