segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CEM ANOS DEPOIS...

Nesses 118 anos de República no Brasil, muitas transformações ocorreram no cenário sócio, político, econômico e cultural.

O Brasil República tão aclamado, chegou cem anos depois, totalmente adaptado nos padrões de interesse de uma minoria de militares e intelectuais que lutara contra a monarquia, defendendo os seus próprios interesses. Diferente do que ocorrera na EUA e França, onde o povo foi quem lutou, para conquistar os seus ideais.

A República que gritara em alta voz:
- Um governo do povo; e para o povo. Ficou somente no falar.

Apesar do grande crescimento econômico no Brasil, com o ciclo do café e da borracha, das indústrias e dos investimentos estrangeiros que aqui chegara. Se concentrou em um pequeno grupo, que enriqueceu. Enquanto que “ a massa”, tornou-se cada dia mais miserável.

Os negros que ajudara à construir está nação, foram esquecidos, desprezados e marginalizados e além disso, trocados pela mão-de-obra branca, que aqui chegou. Hoje, vemos o resultado dessa impensada decisão. Após sua libertação, os negros poderiam ter sido aproveitados nas fazendas que antes trabalhavam, como mão-de-obra remunerada, mas, ao invés disso, abriram as senzalas e os entregaram a sua própria sorte. Agora, nos lamentamos, quando vemos nas ruas, mendigos, meninos de rua, sem-tetos, etc. Uma classe marginalizada, que tornou-se um problema para a nação.

Muitas mudanças ocorreram, na área tecnológica, para uma minoria abastada. Como por exemplo o surgimento do telefone, avião, bonde elétrico, etc.


Já na educação, houveram poucos investimentos, e das escolas que surgiram, um pequeno e restrito grupo tiveram acesso. Atualmente, não têm sido diferente, infelizmente o índice de estudantes que consegue concluir o ensino superior é muito baixo. Sendo que, ultimamente o atual governo, têm criado projetos que estão viabilizado o acesso de jovens às universidades. Mesmo assim, o investimento destinado para área da educação no Brasil, ainda é insuficiente. Pois, acredito que é através da educação e de melhores oportunidades para os jovens, o Brasil sairá dessa situação.

A política de troca de favores continuou a existir e continua até hoje. Quem dita as regras, é quem têm dinheiro e prestígio. Onde o pobre, se torna cada dia mais pobre, e o rico cada vez mais rico.
Ganhamos o poder do voto. É o que temos feito com isso? Infelizmente, continuamos elegendo políticos corruptos e incompetentes para administrar nossa nação.

Temos estado indiferentes, fechando os olhos, para não vermos as injustiças, e muitas vezes, egoísticamente dizemos:
- Não é comigo. Pouco me interessa.

Aonde está o Brasil, que morria lutando pelos seus ideais? Hoje, morre porque não quer lutar. Cadê os brasileiros que lutavam, quando não concordavam com as decisões tomadas por seus líderes? E iam as ruas reivindicar pelos seus ideais? Aonde estão os revolucionários, que se revoltavam, questionavam e lutavam nos Sertões e no Sul do país? Cadê o povo brasileiro, que lutaram e até mesmo morreram, na época da ditadura, levantando a bandeira de uma sociedade justa e igualitária? Será que esses ideais morreram ou nos acomodamos com essa situação?

Até quando continuaremos, com nossas cabeças baixas, aceitando tudo e nos conformando com tudo que nos é imposto. Reelegendo políticos que ferem, maltratam e roubam essas nação?

Chega! Precisamos fazer diferente. Precisamos rever nossos conceitos, valores e ideais. Nos levantar de onde caimos e recomeçar. Reconhecer que erramos, mais queremos acertar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário